quinta-feira, maio 23, 2024
quinta-feira, maio 23, 2024

Forth Jardim investe mais de R$ 20 milhões para ampliar sua unidade fabril

A Forth Jardim, empresa do interior paulista especializada em produtos destinados aos cuidados com as plantas, acaba de completar 25 anos de história, com um balanço bastante otimista. A empresa fechou 2023 mantendo um crescimento médio acima dos 20% (CARGR).

Nos últimos três anos, a marca investiu mais de R$ 20 milhões, tendo como foco a expansão da sua unidade fabril, de 4 para mais de 10 mil metros quadrados e na modernização de seus equipamentos, contando inclusive com a inauguração de um novo laboratório, que servirá tanto para desenvolver novos produtos, como evoluir nas análises de controle de qualidade.

A gestão da empresa, que nasceu como uma “empresa familiar”, também passou por mudanças, começando pela vinda de nomes do mercado para cuidar das diretorias financeiras (Júnior Correa) e de inteligência de mercado (Vitor Eller), além da diretoria de operações, que passou a ser ocupada há três anos por Renato Barbosa, um profissional mais experiente. As mudanças fazem parte do processo de profissionalização da gestão conduzida pela Fundação Dom Cabral, parceira da Forth Jardim desde 2020.

Atualmente contando com mais de 6 mil pontos de vendas ativos, a empresa também reorganizou sua operação comercial, com a vinda de supervisores regionais, que foi justamente o que possibilitou a expansão do time de representantes comerciais. Hoje, a Forth Jardim está presente em 100% dos estados do país, com revendas cadastradas em mais de 60% dos municípios brasileiros.

“Continuar crescendo, mesmo após 25 anos de história, só tem sido possível graças ao planejamento estratégico muito claro, inclusive com a marca se preparando para dar saltos ainda maiores nos próximos anos. Nos posicionamos de maneira estratégica e diferente no mercado, estando próximo do consumidor e de nossos parceiros comerciais, fomentando o mercado e incentivando que mais pessoas se apaixonem por cuidar de plantas. Nosso propósito é nos tornarmos a marca mais lembrada e querida na cabeça das pessoas que gostam de cuidar de plantas”, declara o CEO da Forth Jardim, Everaldo Eller.

Potencial de crescimento

O CEO da marca avalia que há muito espaço para crescimento no mercado brasileiro. Em países da Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, o mercado de jardinagem caseira é exponencialmente maior. Se compararmos o investimento per capita em jardinagem amadora, o brasileiro gasta cerca de 10% comparado ao que os britânicos investem e esse número chega a ser até maior, se comparado com os principais países consumidores do setor, como Japão e Alemanha.

“Nós enxergamos um grande potencial de crescimento, acreditamos muito no mercado brasileiro de jardinagem. Estamos apenas começando e as pessoas ainda têm dificuldade para comprar plantas e acessórios, pois na maioria das vezes, precisam se locomover a uma casa especializada (Garden Centers) para comprar algo. Uma das alternativas que podem mudar este cenário é além de ofertar estes produtos em outros canais, como os supermercados e redes Pets, onde já temos uma boa entrada, possibilitar também o acesso a compras pela internet, algo que está entre as apostas da Forth Jardim para 2024”, explica o Everaldo Eller.

Previsto para começar a operar neste primeiro trimestre de 2024, o e-commerce da Forth Jardim terá duas frentes de atuação: uma com o foco no público B2B e a outra com entrada em marketplaces. O primeiro está sendo desenvolvido internamente e deve atender as demandas e necessidades daqueles que já são clientes, mas querem agregar mais facilidade na compra, mas também servirá para trazer novos consumidores que tenham dificuldade em encontrar os produtos em suas regiões ou que passem a conhecer a marca pela Internet. A loja virtual permitirá ao consumidor encontrar o varejista parceiro da Forth mais próximo para atendê-lo, além de comparar preços e tempo de entrega.

Já os marketplaces têm como proposta atender lojas menores, potencializando o poder de vendas do pequeno varejista e ampliando a capilaridade do negócio. A empresa acredita que 15% das novas revendas no ano de 2024 virão dessas iniciativas.

Forth Jardim

Empresa especializada no cuidado com as plantas, focada principalmente no segmento de Home & Garden e oferece soluções para finalidades específicas. Atuando há 25 anos, a marca é hoje uma das líderes de mercado e contribui de forma ativa para o crescimento do setor.

A empresa conta com uma fábrica própria localizada na cidade de Cerquilho (SP), possui mais de 90 colaboradores e está presente em mais de 6.000 pontos de vendas em todo o Brasil. Em 2020, impulsionada principalmente pelo aumento do número de pessoas que passaram a se interessar em cultivar plantas em casa, a empresa aumentou o faturamento em 50% e mantém crescimento médio de 20% ao ano.

@forthjardim_oficial

https://forthjardim.com.br/

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas