quarta-feira, julho 24, 2024
quarta-feira, julho 24, 2024

Intelbras investe mais de R$ 16 mi em educação para promover capacitação de profissionais e desenvolvimento social

A Intelbras, empresa brasileira com 47 anos de história, divulgou seus principais investimentos e resultados com ações na área da educação — o pilar de responsabilidade social da companhia. Com projetos educacionais voltados não apenas para clientes, colaboradores e parceiros, mas também para a população em geral, a empresa disponibiliza ferramentas de ensino que contribuem para o desenvolvimento profissional dos participantes, bem como para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Somente em 2022, foram R$ 16,5 milhões investidos na Academia do Conhecimento: Intelbras Itec, um aumento de 22% em relação ao ano anterior. Até o presente momento, essa quantia proporcionou 235 mil qualificações para mais de 50 mil pessoas. Os resultados foram excelentes, com um índice de satisfação dos alunos atingindo 97%.

“Acreditamos que o compromisso com ações de ESG, especialmente as ações com ênfase em fatores sociais voltados à educação, é fundamental para o sucesso sustentável de nossa empresa, pois gera desenvolvimento efetivo do negócio e oportunidades de empreendedorismo em diversas regiões do Brasil. Nossas ações resultaram em melhorias diretas na relação com nossos parceiros e clientes, além do aprimoramento e disseminação de conhecimentos em tecnologia e gestão, contribuindo para o desenvolvimento de muitos brasileiros”, afirma Susana Brockveld, diretora de relacionamento com clientes e parceiros da Intelbras.

A Intelbras Itec oferece qualificação profissional em diversas áreas, como na de tecnologia, para aqueles que desejam um diferencial no mercado de trabalho, e na de gestão, para aqueles que desejam iniciar um novo negócio. Os mais de setecentos cursos têm uma abordagem técnica e prática, permitindo que os alunos coloquem a “mão na massa” com atividades que estimulam o contato com os produtos da empresa. Além disso, os alunos podem aprofundar seu conhecimento sobre os aspectos comerciais das soluções Intelbras, reconhecendo os diferenciais de cada uma delas, além de desenvolver suas habilidades atreladas à gestão de negócios e relacionamento.

“Por meio da Intelbras Itec, oferecemos o apoio necessário para que nossa rede de parceiros possam oferecer um serviço da melhor qualidade. Assim, aprimoramos a experiência dos clientes com nossa marca, ao mesmo tempo em que contribuímos para que as pessoas que buscam atuar nas áreas dos cursos, ou até mesmo empreender, tenham uma perspectiva profissional mais promissora”, ressalta Monica Nedel, gerente de treinamento técnico da Intelbras Itec.

Educação e investimento nos colaboradores da Intelbras

Para a Intelbras, a educação vai muito além de preparar colaboradores para o bom desempenho de suas funções, por isso, a companhia criou o Portal do Conhecimento e o programa Multiplicadores Internos do Conhecimento, com o objetivo de ampliar o acesso a informações e oferecer novas capacitações aos profissionais que atuam na empresa.

Considerando a diversidade dos negócios, a Intelbras oferece programas direcionados a perfis específicos de profissionais, como comercial, industrial e de tecnologia, conteúdos relacionados às unidades de negócio, bem como programas de desenvolvimento que abrangem desde os cargos de aprendiz até os de liderança.

Em 2022, por meio do Portal do Conhecimento, foram disponibilizados 205 cursos gratuitos, 23 livros digitais, mais de 150 textos e vídeos e mais de 32 mil horas de treinamento. No período, 3.177 colaboradores foram beneficiados, valor que representa 66% do efetivo total, e 20.952 matrículas concluídas.

Já o Programa Multiplicadores Internos do Conhecimento promoveu 32 encontros em 2022, que impactaram 833 colaboradores, e mais de 2.752 ações dedicadas ao compartilhamento de diversos conteúdos.

Desenvolvimento e responsabilidade social

Recentemente, a Intelbras inaugurou mais uma sala Intelbras Itec, dessa vez em Governador Valadares, município do interior de Minas Gerais, dentro do espaço físico de um distribuidor parceiro. Na sala, serão ministrados cursos técnicos gratuitos com foco nos temas relacionados a CFTV IP e redes PoE.

Ao todo, são 48 salas do projeto espalhadas por todo o Brasil, com previsão de inaugurar mais dez unidades em cidades como São Paulo, Salvador e Belo Horizonte. Do início de 2022 até agora, mais de 13 mil alunos participaram de 177 cursos oferecidos pelo projeto, totalizando a expressiva marca de 30.419 qualificações.

Segundo estudo divulgado pelo IBGE no final de agosto (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil obteve um leve recuo no número de pessoas sem ocupação entre maio e julho, registrando 7,9% na taxa de desemprego. Entretanto, o percentual ainda representa cerca de 8,5 milhões de pessoas.

Nesse cenário, a Intelbras procura dar sua parcela de contribuição para o desenvolvimento do Brasil como um todo, gerando novas oportunidades para pessoas que buscam ser inseridas no mercado de trabalho.

Cursos oferecidos

Os cursos oferecidos têm carga horária que varia de 15 minutos a 25 horas e são focados em nossas unidades de negócio: segurança, redes, comunicação, controle de acesso, incêndio e iluminação, energia e energia solar. Também há opções voltadas para a gestão de negócios, vendas, atendimento ao cliente, marketing, entre outras. Todos os estudantes recebem certificados após a conclusão, o que fortalece ainda mais o projeto.

“Os cursos são organizados em trilhas de aprendizagem, conforme o tema que mais interessar ao aluno. Essas trilhas são um conjunto de aulas, separadas por etapas do conhecimento, que pode ser classificado em três níveis: iniciante, intermediário e avançado. Se o aluno deseja começar um novo negócio ou prestar um novo serviço, ao término do curso, ele estará apto a colocar em prática todo o conhecimento adquirido”, explica Nedel.

Todos eles podem ser acessados pelo portal. O usuário deve clicar no campo de login e fazer seu cadastro para ter acesso a eles. Os certificados são emitidos eletronicamente após a conclusão e ficam disponíveis para os alunos no próprio portal.

A Intelbras Itec também oferece cursos nas seguintes áreas:

Gestão de negócios: auxilia os parceiros a gerirem melhor sua empresa, com módulos em vendas, gestão financeira, marketing digital, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, planejamento e inteligência e gestão tributária.

Academia do vendedor: com metodologia própria, é focado nos principais benefícios de produtos e soluções e nos argumentos de vendas.

Soluções: cursos para preparar os profissionais para venda de soluções, assim como trilhas para a parte técnica de verticais em condomínios, empresas e residências.

Assistência técnica: curso exclusivo para parceiros cadastrados em assistência técnica, que qualifica toda a unidade de negócio.

Os resultados citados foram divulgados na terceira edição do Relatório de Sustentabilidade da Intelbras, orientado pelas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). Para conferir o material completo, acesse o site.

Intelbras

Empresa brasileira de capital aberto (INTB3) com 47 anos de história, é referência em todo o Brasil nos segmentos de segurança, comunicação e energia e está presente em cerca de 98% dos municípios com potencial de consumo de eletroeletrônicos no país através de seus distribuidores e revendedores. Com a cultura de inovação presente em seu DNA, a Intelbras atua com o propósito de tornar a tecnologia acessível para melhorar e simplificar a vida das pessoas. O portfólio inclui soluções de alta tecnologia e inteligência artificial que permitem diversas aplicações em empresas, condomínios, residências, agronegócio, cidades, entre outros segmentos de negócio.

Com mais de cinco mil colaboradores, a Intelbras está entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil há dezenove anos. É reconhecida como marca de alto renome, importante selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) a marcas que tenham alcançado um patamar de grande reconhecimento e reputação positiva no mercado.

Atualmente conta com seis unidades em todo o país, sendo duas delas localizadas no município de São José/SC, incluindo a matriz, e as demais nos municípios de Santa Rita do Sapucaí/MG, Manaus/AM, Jaboatão dos Guararapes/PE e Tubarão/SC, além de exportar para diversos países da América Latina.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas