quinta-feira, fevereiro 29, 2024
quinta-feira, fevereiro 29, 2024

Leroy Merlin é a primeira varejista a receber a certificação ISO 45001 no Brasil

ALeroy Merlin, uma das maiores redes especializadas em soluções completas para o lar, alcançou um marco significativo ao tornar-se a primeira empresa do setor varejista brasileiro a obter a certificação ISO 45001. Esse método, internacionalmente reconhecido e estruturado, visa aprimorar a segurança e saúde ocupacional, reduzindo riscos e promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

O projeto foi iniciado em fevereiro de 2023 e envolveu auditorias internas e externas. A auditoria externa foi realizada em duas fases, no mês de outubro. Para celebrar a conquista, a empresa realizará um evento em São Paulo no dia 24 de novembro, no qual receberá a certificação. Atualmente, a Leroy Merlin conta com mais de 10 mil colaboradores.

“As pessoas estão no centro das nossas tomadas de decisão e os colaboradores são a força motriz da nossa companhia. Acreditamos que o desenvolvimento das pessoas é essencial para a continuidade do negócio. E para isso, precisamos ter um olhar cuidadoso para o bem-estar, a segurança e saúde delas”, afirma Michelle Dapper, Diretora de Recursos Humanos da organização.

Além das questões relacionadas aos processos documentais, estruturais e de equipamentos das unidades, a certificação busca compreender, principalmente, os comportamentos das pessoas que fazem parte da empresa e com isso é possível mitigar eventuais problemas.

“Atuamos em várias frentes, que abrangem o envolvimento da alta liderança com a temática, adequações estruturais para atender aos requisitos da ISO 45001, padronização de equipamentos, desenvolvimento de novos programas de treinamento e implementação de plataformas de treinamento inovadoras. Além disso, visamos aprimorar o atendimento médico, adotando uma abordagem mais humanizada, e realizando o mapeamento da saúde dos colaboradores”, complementa Kathiusse Cabral, Gerente de Sistema de Segurança e Saúde Ocupacional da Leroy Merlin.

Ademais, a varejista focou na criação e melhoria de indicadores voltados para a saúde, desenvolvimento de metodologia para lidar com eventuais problemas comportamentais e aprimoramento nos processos gerais, incluindo a criação de procedimentos e instruções de trabalho e registros.

A novidade chega agora ao Brasil de forma pioneira no setor, com a certificação de 4 unidades: Matriz, Loja Guarulhos, Jaguaré e Ricardo Jafet.

“Esse é apenas o começo da nossa jornada. Temos a ambição de certificar mais 20 lojas em 2024, complementa Michelle.

Com a certificação, a rede reforça seu compromisso em proporcionar condições de trabalho seguras e saudáveis, além de buscar a prevenção de lesões e doenças ocupacionais, identificando possíveis riscos para todos os seus colaboradores.

Leroy Merlin

Há 25 anos no Brasil, a Leroy Merlin é reconhecida como uma das mais importantes redes de varejo, focada em soluções completas para o lar. A companhia tem como objetivo proporcionar as melhores experiências para os seus Clientes e, por esse motivo, os coloca no centro das tomadas de decisões.

Com uma estratégia omnicanal, atua em 45 Lojas físicas em grandes formatos, três unidades no conceito express, duas especializadas – L’espace AD e Naterial – e nas plataformas digitais, como e-commerce, televendas, WhatsApp e aplicativo.

A empresa oferta um milhão de itens, divididos em 15 seções:  materiais de construção, madeiras, elétrica, ferramentas, cerâmica, sanitários, encanamentos, jardim, ferragens, organização, pintura, decoração, pisos laminados & vinílicos, iluminação e cozinhas. Além disso, possui marcas exclusivas com o objetivo de trazer sempre os melhores produtos do mercado.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas