quinta-feira, fevereiro 29, 2024
quinta-feira, fevereiro 29, 2024

5àsec aposta em sacolas à base de cana-de-açúcar com propósito de reduzir descarte de plástico no meio ambiente

A substituição de embalagens plásticas fósseis por materiais recicláveis e compostáveis vem sendo adotada por empresas de vários setores. Um grande exemplo nacional está sendo protagonizado pela rede de franquia de lavanderias 5àsec, a maior do segmento e que possui mais de 550 pontos de vendas espalhados pelo Brasil. Desde junho, a marca é pioneira na substituição de suas sacolas por alternativas 100% compostáveis. Feitas à base de cana-de-açúcar com matéria-prima da Earth Renewable Techonologies (ERT), primeira fabricante de bioplásticos compostáveis do País, as embalagens são produzidas pela Baviplast.

“Ao final do ciclo de vida, as sacolas compostáveis retornam para a natureza em forma de adubo. A proposta da 5àsec é substituir todos os plásticos de fonte fóssil por compostáveis e renováveis, retirando até 200 toneladas por ano de lixo plástico do meio ambiente”, pontua Paulo Melro, responsável pelo projeto dentro da ERT.

Reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente, a 5àsec reforça o posicionamento e compromisso com a sustentabilidade, com foco na redução de emissores prejudiciais ao meio ambiente. Integram ainda as ações da rede a utilização de cabides reciclados e o plantio de 4 mil mudas para a recuperação das nascentes da bacia do Rio São Francisco, com o Projeto Plantar.

Em 2023, a empresa recebeu o prêmio ABF Destaque em Sustentabilidade, que visa evidenciar iniciativas que protegem o planeta. “A conquista do prêmio ABF na categoria Mega como a franquia mais sustentável por conta das suas estratégias sustentáveis, dentre elas, a substituição das embalagens plásticas convencionais por compostáveis, chancela a parceria com a ERT. Com a parceria, a 5àsec mostra a seus clientes um diferencial no segmento”, frisa Melro.

De acordo com Fábio Roth, CEO Brasil da 5àsec, a marca promove diferentes ações que fazem parte do projeto interno da 5àsec chamado de 3R’s – Reduzir, Reciclar e Reutilizar. “Por meio deste projeto, os franqueados da rede têm acesso às dicas de como promover iniciativas sustentáveis e desenvolver a responsabilidade ambiental. Nosso objetivo é incentivar a população a preservar o meio ambiente, por isso realizamos campanhas que promovem a redução de emissores prejudiciais à natureza. A adoção das sacolas compostáveis, que viram adubo, é um grande passo nesta direção”, finaliza.

ERT

A Earth Renewable Technologies (ERT) foi fundada em 2009 com a missão de substituir embalagens plásticas por materiais compostáveis, inaugurando sua fábrica no Brasil em agosto/2021Patenteou a SFRP (Short Fiber Reinforced Polymer), tecnologia pioneira capaz de modificar drasticamente a performance de biopolímeros e entregar aplicações antes desconhecidas para estes materiais. Desde então, a empresa vem apresentando ao mercado novas tecnologias, revolucionando o mercado de bioplásticos e permitindo às empresas seguirem verdadeiramente em direção a economia circular.

5àsec

Especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente. Seus diferenciais estão centrados no atendimento ao cliente e nos serviços especializados, como: a revitalização das cores das roupas; o processo de engomar, que conserva as roupas como recém passadas; a impermeabilização, que evita incrustações de manchas, e o tratamento especial em couro, que o hidrata e rejuvenesce. A 5àsec é a maior rede de lavanderias do Brasil, com mais de 550 pontos de venda em todo o território brasileiro.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas