sábado, julho 20, 2024
sábado, julho 20, 2024

Startup beneficia a distribuição otimizada na agricultura

O agronegócio está em tudo. Do alimento que consumimos à roupa que vestimos, os frutos colhidos graças à cadeia alimentar estão presentes no dia a dia das famílias brasileiras. Os dados de produção agrícola do IBGE são positivos: commodities como a safra de grãos, cereais e leguminosas devem alcançar 293,6 milhões de toneladas em 2023 – o que significará uma alta de 11,8% em relação a 2022.

Desta forma, surge o questionamento: quais são as principais vantagens que o omnicanal traz para o setor agrícola continuar sendo efetivo? Qual a sua devida importância? Sabendo disso, a Drivin, scale-up que automatiza os processos logísticos das empresas em todo o comércio global, ingressa no mercado agro para otimizar a distribuição de alimentos agrícolas em restaurantes, hotéis e redes de supermercados atacadistas.

Alvaro Loyola, Country Manager da Drivin Brasil, elenca que a importância para otimização nos canais de distribuição agrícola é uma estratégia assertiva no mercado. “A logística ajuda a otimizar o gerenciamento de estoques e a rastrear com precisão os produtos desde a produção até o consumidor final, contribuindo para a satisfação do cliente ao garantir que os alimentos cheguem em ótimas condições de consumo e no momento certo, permitindo que as empresas do setor alimentício mantenha suas operações funcionando sem problemas”, pontua o executivo.

Transformação do omnicanal na cadeia agrícola

A experiência omnicanal está transformando o setor agrícola ao proporcionar maior conectividade entre os protagonistas da cadeia de suprimentos. Com o omnichannel, por exemplo, agricultores, distribuidores, varejistas e consumidores podem interagir de forma mais perfeita e eficiente.

“Isso significa melhor comunicação, colaboração e tomada de decisões orientada por dados em tempo real. Além disso, o omnichannel possibilita oferecer uma experiência de compra mais personalizada e conveniente para os consumidores, o que aumenta a satisfação e fidelização do cliente no setor agrícola”, detalha Loyola.

Por que investir no agronegócio para manter uma boa logística omnicanal?

Investir no agronegócio é essencial para manter uma boa logística omnicanal devido a vários fatores importantes. Lucas Canibal, gerente comercial da Drivin Brasil, esclarece que, em primeiro lugar, o agronegócio desempenha um papel fundamental na cadeia de suprimento de alimentos, pois é responsável pela produção e pelo processamento de matérias-primas agrícolas.

“Ao investir nesse setor, toda a cadeia de valor é fortalecida, permitindo maior integração e sincronização dos processos logísticos. Além disso, o agronegócio está ligado à produção agrícola, o que facilita o acesso a produtos frescos e de alta qualidade”, diz. E finaliza: “Isso é essencial para manter uma logística omnicanal eficiente, uma vez que uma cadeia de suprimentos robusta e confiável é necessária para atender às demandas dos clientes em vários canais de vendas”.

Em tempo, a Drivin é uma das sete startups selecionadas pela SAP Brasil para inovar e acelerar a agricultura sustentável com tecnologias B2B, produção com uso de Inteligência Artificial e soluções de rastreamento de frota em tempo real.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas