quinta-feira, março 28, 2024
quinta-feira, março 28, 2024

Tania Bulhões anuncia primeira aquisição internacional

A marca Tania Bulhões, que já conta com 33 lojas próprias no país – sendo mais de 28 inauguradas nos últimos cinco anos -, sob o comando de Virgílio Castro Cunha, CEO da Tania Bulhões, dá seu primeiro passo para expansão no mercado global de luxo, com anúncio de seu primeiro M&A: a aquisição da Royal Limoges, fábrica francesa de porcelana, fundada há mais de 225 anos em Limoges, no centro-oeste da França. A cidade é reconhecida como a capital mundial da porcelana e a fábrica é considerada patrimônio histórico francês.

“É uma grande conquista, carregada de responsabilidade para dar continuidade a um projeto iniciado no final da Revolução Francesa. Vamos respeitar e dar sequência a esse legado histórico”, explica Virgílio.

A Royal Limoges tem uma relação de longa data com a marca Tania Bulhões, há 25 anos parceira no desenvolvimento de porcelanas para o mercado brasileiro. A demanda da grife já ocupava 50% da produção francesa, um dos fatores que fez despertar o interesse da brasileira em incorporar a operação, há cerca de seis anos. Mas as tratativas concretas só foram iniciadas há pouco mais de 12 meses, com o acordo fechado no final de abril de 2023. A família francesa segue na operação da fábrica, mas agora dedicada majoritariamente ao universo da grife brasileira, que passa a ser controladora.

Com a aquisição, Tania Bulhões dá início à estratégia de verticalizar sua operação, adquirindo conhecimento para construir sua primeira fábrica no Brasil, além de um Centro de Distribuição, ambos em Minas Gerais, com previsão de inauguração em 2024. “Temos a expectativa de realizar um grande intercâmbio tecnológico, além de trazer inteligência ao processo produtivo para lançarmos no mercado nacional uma porcelana de alta qualidade, no médio prazo”, explica Virgílio. A médio prazo, a marca planeja atingir faturamento anual de R$500 milhões.

Com a fusão, a empresa também espera potencializar as relações comerciais com o mercado internacional. Atualmente, Tania Bulhões tem uma operação constituída em Miami, com e-commerce e Centro de Distribuição, e planeja estrear uma plataforma de e-commerce global – a partir do CD da cidade norte-americana, além de abrir lojas físicas nos Estados Unidos até 2024. “Essa aquisição também nos traz mais segurança para manter nosso padrão de excelência e consolidar nosso crescimento. Além disso, teremos mais liberdade criativa e agilidade para o processo de desenvolvimento e produção”, completa Virgílio.

A marca também tem planos de estrear uma loja conceito com restaurante, em São Paulo, abrindo caminho para atuar diretamente no segmento de hospitalidade. Um hotel com a grife Tania Bulhões também faz parte da estratégia da empresa para os próximos anos.

Em 2022, o grupo realizou sua primeira rodada de captação, levantando R$100 milhões com a gestora de private equity TreeCorp, com a missão de expandir o negócio, fortalecer a marca, ampliar o portfólio de produtos, iniciar o processo de internacionalização e verticalizar a operação.

Atualmente, a fundadora Tania Bulhões é presidente do conselho do grupo, do qual fazem parte o empresário RobertoJustus, Filipe Lomonaco, Maria Laura Tarnow (ex-Estée Lauder) e Aline Penna (CFO da Petz).

Em 1989, Tania Bulhões começou seu negócio em Uberaba, onde nasceu, com uma loja de pratos, móveis e quadros pintados por ela. Foi o início da história da marca que leva seu nome e que se transformou em uma das mais tradicionais grifes de artigos para a casa do Brasil.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas