quarta-feira, fevereiro 21, 2024
quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Sufotur

CPE Tecnologia cresce 30% e consolida liderança no mercado brasileiro

Em atividade no Brasil desde 1974, a CPE Tecnologia, empresa que fornece serviços e equipamentos para o mercado de geotecnologia, registrou crescimento de 30% em 2022, em relação ao ano anterior. Atualmente com nove unidades próprias (MG, SP, SC, PR, RJ, PE, RN, GO e BA) e mais de 30 licenciadas espalhadas pelo país, a companhia destaca como carros-chefes dessa expansão os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte e Bahia.

De acordo com o CEO da corporação, Rogério Neves, esse resultado é fruto do investimento em inovação para atender as demandas de diversos segmentos, além da credibilidade adquirida ao longo dos anos. “Somos pioneiros na implantação de algumas tecnologias no Brasil. Em 2019, por exemplo, passamos a oferecer ao mercado drones com lasers scanners que podem ser utilizados em projetos de engenharia de diversas áreas, como mineração, energia, construção civil e saneamento básico, por exemplo. Hoje, somos o principal player desse tipo de equipamento no Brasil”.

Outro aspecto da CPE Tecnologia que a faz se destacar no mercado é trabalhar com empresas internacionais detentoras de equipamentos modernos e recursos tecnológicos de ponta. “Temos acordos de revenda exclusiva das tecnologias Riegl (Áustria), CHC (China) e Geoslam (Inglaterra), o que nos permite fornecer ferramentas com diferenciais importantes”, comenta Neves. Não à toa, atualmente, os RTKs (Real-time Kinematic) estão entre os produtos mais vendidos da companhia e representam o que há de mais tecnológico no mercado de topografia no mundo. Trata-se de um sistema que auxilia o GPS para proporcionar, em tempo real, coordenadas precisas de uma área, seja plana ou com relevo, auxiliando nas medições que devem ser feitas em diferentes projetos.

Recursos tecnológicos

Além dos RTKs e dos drones, a CPE Tecnologia foi a primeira empresa a fornecer no Brasil os chamados ecobatímetros, equipamentos instalados em barcos autônomos para fazer a leitura precisa de terrenos submersos, o que beneficia o andamento de projetos feitos embaixo de lagos, lagoas, rios e oceanos. Outro recurso é o Zeb Horizon, que efetua leituras de locais fechados em um scanner portátil. Para este ano, a companhia deve trazer na China um GPS I93 e um Drone VTOL de médio porte.

“Com os constantes investimentos em novos recursos, temos conquistado cada vez mais espaço no mercado, tanto por meio de contratos com empresas privadas quanto oferecendo serviços a autarquias e órgãos do poder público. Atualmente, por exemplo, estamos atuando em parceria com equipes de vigilância ambiental, fornecendo equipamentos para o monitoramento da Floresta Amazônica, em trabalho conjunto com Exército, Incra, institutos nacionais e o Corpo de Bombeiros. Essas parcerias se tornaram uma missão para nós porque acreditamos que nossa expertise pode prevenir desastres e outros problemas em áreas ambientais relevantes para o país”, comenta Neves.

Modelo de negócios

Para ampliar a cobertura e facilitar a logística na entrega de equipamentos nas regiões mais remotas, a corporação tem contratos de parceria com empresas licenciadas. Para este ano, a expectativa é dobrar o número de contratos, chegando a cerca de 50. O modelo foi implementado em 2020 e visa aproximar a corporação dos clientes. Essas parcerias são capacitadas para oferecer suporte técnico e assistência técnica especializada.

Suporte e assistência técnica

No momento da aquisição de um equipamento, a equipe de suporte técnico da CPE Tecnologia oferece ao profissional e/ou empresa um treinamento para o uso correto dos recursos da ferramenta. Além disso, a fim de capacitar os profissionais sobre as mais diversas demandas do mercado de geotecnologia, a companhia dispõe de cursos, que podem ser presenciais ou on-line. “Esses cursos podem ser customizados e são ministrados pelos nossos especialistas. Trata-se de uma forma de aprimorar o trabalho de quem atua em topografia, agrimensura e outras funções. Nosso objetivo é capacitar os profissionais para que desenvolvam seus projetos entendendo sobre questões técnicas importantes”, explica Neves.

Além da capacitação, a corporação oferece aos compradores ou locatários de equipamentos assistência técnica especializada, serviço premium cujo objetivo é assegurar a manutenção e o reparo de equipamentos com peças e calibrações originais dos fabricantes, além da garantia.

Prevenção e monitoramento de crises e situações emergenciais

Por conta do relevo acidentado do Brasil e do grande número de encostas, barragens, usinas hidrelétricas, florestas e outras áreas de risco, a CPE Tecnologia está preparada para analisar tendências e trabalhar para prevenir catástrofes ambientais, além de atuar em casos de emergência. “Os equipamentos que oferecemos ao mercado e a expertise dos nossos profissionais são extremamente úteis no monitoramento dessas áreas e prevenção de catástrofes, como deslizamentos, estouro de barragens e outros. Além disso, em casos de acidentes, podemos disponibilizar tecnologias e especialistas para irem ao local e atuar na redução dos impactos”, finaliza o CEO.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas