quarta-feira, fevereiro 8, 2023
quarta-feira, fevereiro 8, 2023

Grupo Sabará supera meta anual e reduz 5% das emissões de Gases do Efeito Estufa

O Grupo Sabará, referência no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas voltadas para os mercados de tratamento de água e indústrias de alimentos e bebidas, acaba de divulgar o seu relatório de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) referente ao ano de 2021. O inventário, elaborado pelo Grupo Sabará e auditado pelo BSI Brasil Sistemas de Gestão Ltda, aponta que as emissões de 2021 sofreram redução de 5% na comparação com 2020, superando a meta do Grupo, que é diminuir 4,2% anualmente até 2030.

“O objetivo do relatório é revelar o perfil do Grupo Sabará em relação às emissões de GEE e, assim, possibilitar o desenvolvimento de estratégias de redução contínua dos gases e impactos gerados, com análises quantitativa e qualitativa. Estamos satisfeitos com os resultados obtidos até o momento, porque fomos além da meta estabelecida, mas com a consciência de que devemos avançar cada vez mais nesta área”, explica a coordenadora de ESG, Giovanna Cappellano.

O inventário leva em consideração todas as fontes emissoras das quatro unidades produtivas e dos dois escritórios administrativos da companhia, utilizando os critérios estabelecidos pelo Programa Brasileiro GHG Protocol. A análise é dividida em 3 escopos, mas apenas 1 e 2 estão contemplados na meta de redução do Grupo, sendo o escopo 1 – emissões diretas de Gases de Efeito Estufa; 2 – emissões indiretas de GEE decorrentes da aquisição de energia; e 3 – emissões indiretas em consequência das atividades da empresa, mas de fontes que não pertencem ou não são controladas por ela.

“Esse último período analisado foi fundamental para que pudéssemos aperfeiçoar o controle de medições nas unidades do Grupo, que conta desde 2021 com um sistema desenvolvido interno e específico para o acompanhamento mensal dos indicadores que dão base aos nossos cálculos de emissão, e o qual aperfeiçoamos a cada etapa”, acrescenta Giovanna.

Nova certificação

As emissões indiretas do escopo 2, decorrentes da aquisição de energia, foram as grandes responsáveis pelo bom desempenho em 2021. Neste ano, o Grupo Sabará, que já possuía energia 100% renovável na sua unidade de Santa Barbara D’Oeste, adquiriu o I-REC, atestando o uso de energia limpa desta unidade, simbolizando o seu engajamento com a diminuição de gases e do impacto negativo gerado pelo consumo de energias produzidas a partir da queima de combustíveis.

“Com a certificação, o Grupo Sabará garante que a energia consumida seja proveniente de fontes limpas, e no nosso caso, de usinas eólicas. Antes disso, apesar de termos a garantia de uma energia renovável no site de Santa Barbara D’Oeste através de contrato, as emissões não eram calculadas pelo método de compra, porque não era possível confirmar a fonte de energia. Agora, isso é possível”.

Além de todos os esforços para a redução que contam também com campanhas de conscientização sobre o uso de biocombustíveis por exemplo, a empresa adquiriu créditos de carbono para a compensação de 100% das emissões restantes dos escopos 1 e 2. Cada crédito equivale a uma tonelada de CO2eq, o que reforça o compromisso com as ações de redução.

“O negócio do Grupo Sabará está diretamente ligado a eixos estruturantes da vida, como água de qualidade e alimentação. Desse modo, estamos em constante busca por processos que gerem valor não apenas internamente, mas especialmente para os produtos e soluções que oferecemos. A procura por melhores iniciativas vai além da geração de menor impacto ambiental, já que as diretrizes da empresa propiciam impactos positivos em toda a nossa cadeia de atuação”, finaliza a coordenadora de ESG do Grupo Sabará.

Por absorverem parte da radiação solar na atmosfera, os Gases de Efeito Estufa mantêm a energia dessa radiação na atmosfera terrestre sendo transformada em calor. Dessa forma, há o aumento da temperatura no planeta, o que contribui para o agravamento do Efeito Estufa.

Embora seja um fenômeno natural que regula a temperatura da Terra e possibilita a vida no planeta, caso seja altamente estimulado pelo excesso de emissões de gases provenientes das atividades humanas, é capaz de causar completo desequilíbrio no sistema climático e, consequentemente, nos ecossistemas.

Grupo Sabará

Com mais de 65 anos de história, o Grupo é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Há três gerações, o Grupo supera desafios e se destaca nos seus mercados de atuação. Seu compromisso com o bem-estar das pessoas ao redor do mundo vai além da oferta de produtos e serviços inovadores. Suas atividades levam em consideração as gerações futuras, com foco em soluções que garantam a sustentabilidade.

Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui presença em países da América do Sul, América do Norte e Europa. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de água no saneamento e indústria, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas. O desenvolvimento de seus produtos conta com o conhecimento e tecnologia 100% nacionais, fator que contribui para o Brasil se tornar referência em pesquisa de produtos em prol de um mundo sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas