quarta-feira, fevereiro 8, 2023
quarta-feira, fevereiro 8, 2023

Latam assume liderança do mercado brasileiro

A Latam assumiu a liderança do mercado brasileiro. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a empresa encerrou o mês de agosto com 35,3% de participação no mercado doméstico, seguida pela Azul (34,5%) e a Gol (29,7%).

No total, foram transportados, no mês passado, 5,5 milhões de passageiros, o que representa uma queda de 30,2% na comparação com igual mês de 2019.

Já a demanda (em passageiros-quilômetros pagos transportados – RPK) por transporte aéreo e oferta de voos (em assentos-quilômetros oferecidos – ASK) aferidos no mercado doméstico, em agosto,  recuaram 22% e 19,8%, respectivamente, em comparação com o mesmo período de 2019 (pré-pandemia).

No mercado internacional, o setor permanece impactado devido ao fechamento de fronteiras e restrição de viagem a turismo. No oitavo mês do ano, a demanda e oferta por voos tiveram retração de 76,4% e 65,5%, respectivamente, em relação ao mesmo período de dois anos atrás. Por outro lado, o transporte de carga e correio apresentou crescimento de 25,5%.

A comparação desses indicadores com igual período de 2019 tem sido realizada pela agência considerando que a aviação não estava sob impacto da pandemia causada pela Covid-19, que tem afetado o transporte aéreo há pelo menos um ano e meio.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas