sábado, outubro 12, 2024
sábado, outubro 12, 2024

Braskem estuda produzir bioeteno e polietileno na Tailândia

ABraskem,  maior produtora de biopolímeros do mundo, por meio de sua subsidiária Braskem Netherlands,   e a SCG Chemicals, uma das maiores empresas petroquímicas integradas da Tailândia e líder da indústria na Ásia, assinaram  um memorando de entendimento para realizar estudos de viabilidade para investir em conjunto em uma nova planta de desidratação de bioetanol na Tailândia para produzir bioeteno e o polietileno I’m Green bio-based (plástico produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar). O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (9), através de fato relevante.

De acordo com a Braskem, caso o projeto seja implementado, a unidade deverá estar localizada em Map Ta Phut, Rayong, Tailândia, dentro do complexo petroquímico da SCG Chemicals e até dobrar a capacidade existente do PE I’m Green bio-based. A Braskem contribuiria com sua tecnologia e know-how no processo de desidratação de etanol e experiência em marketing de PE I’m Green bio-based, enquanto a SCG Chemicals utilizaria suas unidades de PE e expertise de produção para fabricar o PE I’m Green bio-based para o projeto, além de contribuir com seu conhecimento do mercado de PE na Ásia.

A execução do investimento está sujeita à conclusão dos estudos acima mencionados, acordo mútuo entre Braskem e SCG Chemicals e aprovação pelos órgãos de governança competentes. Este projeto está alinhado aos seguintes objetivos da Braskem: (i) neutralidade de carbono até 2050, (ii) diversificar e expandir a pegada industrial, (iii) reforçar a liderança global em biopolímeros para atender às necessidades dos clientes e (iv) desenvolver ainda mais soluções sustentáveis em economia circular

O projeto também reflete o direcionamento estratégico de negócios da SCG Chemicals para 2021 em direção a um “Negócio de Químicos para a Sustentabilidade”, onde a empresa estabeleceu a meta de atingir um volume de vendas de polímero verde de 200.000 toneladas até 2025.

O plástico verde da Braskem é feito a partir do eteno obtido da cana-de-açúcar. Seu grande diferencial é contribuir para a redução da emissão dos gases do efeito estufa na atmosfera, já que captura 3,09 toneladas de gás carbônico durante o seu processo produtivo. A resina também apresenta as mesmas características do polietileno tradicional, ou seja, não necessita de adaptações de maquinário e é 100% reciclável. A unidade de produção de Plástico Verde da Braskem, localizada no Polo Petroquímico de Triunfo (RS), possui capacidade de produção de 200 mil toneladas por ano.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas