sábado, julho 27, 2024
sábado, julho 27, 2024

Startup cria “Tinder” de vagas no mercado financeiro

Quantas vezes escutamos histórias de pessoas que, mesmo com elevado grau de formação, não conseguem encontrar vagas compatíveis com a sua qualificação no mercado de trabalho? O martírio, que muitas vezes leva talentos promissores a buscar emprego em outras áreas de atuação, se converteu em oportunidade para a edtech Eu Me Banco.

A escola, que desde 2019 atua na formação a distância de profissionais do mercado financeiro, notou que existia uma lacuna entre candidatos certificados e contratantes dos setores bancário e de investimentos. “Este desalinhamento ficou mais evidente quando percebemos que ao mesmo tempo que o mercado alega dificuldade para encontrar profissionais qualificados, tínhamos internamente um grande banco de talentos, com especialistas em investimentos certificados por entidades como Anbima e Ancord. Chegamos à conclusão de que o que faltava era a ponte entre esses dois mundos”, conta o economista Fabio Louzada, CEO do Grupo EMB.

Com mais de 10 mil alunos nos cursos de certificações e 900 matriculados no Programa Advisor de Alta Performance (PAAP), não demorou para que as instituições financeiras buscassem contatos na edtech em busca de candidatos que se adequassem aos pré-requisitos de vagas mais estratégicas. “O movimento é mais forte no PAAP, onde além do ensino de habilidades práticas e teóricas voltadas para o mercado financeiro, existem mentorias específicas com foco em carreira e networking e encontros on-line semanais com executivos do setor. Foi assim que vimos mais de 300 alunos sendo contratados ou promovidos por bancos, corretoras e cooperativas”, explica Louzada.

Este cenário abriu portas para a criação do EMB Carreiras, liderado por Ronaldo Cerqueira, consultor especialista em carreiras no mercado financeiro, Jéssica Fioravante, especialista em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional e do Trabalho, e a mentora de carreira Heloísa da Palma Macedo Fortuna.

Cerqueira dá detalhes sobre a dinâmica do EMB Carreiras, que funciona como um Tinder de vagas no mercado financeiro. “O projeto busca ser a ponte entre a Eu Me Banco e as instituições. Nós vamos participar do processo e analisar o perfil dos nossos alunos, para identificar se faz mais sentido indicar para bancos, cooperativas ou corretoras, e quais os tipos de escritórios que melhor se adequam à formação e características de cada candidato”.

O EMB Carreiras está operando em formato trial e por enquanto é exclusivo para alunos da escola Eu Me Banco. “Vamos usar o período de testes para ampliar nossa base de gestores de RH de instituições financeiras e fazer os ajustes necessários para aperfeiçoar o método de conexão dos profissionais com o ecossistema do mercado financeiro”, ressalta o CEO Fabio Louzada.

Cases

O período de testes do EMB Carreiras vem mostrando que o método de aproximação entre talentos e vagas estratégicas em instituições financeiras é assertivo. Entre os casos recentes está o da aluna Thamires Rica, ex-cabeleireira que retornou aos estudos através do programa de formação da Eu Me Banco (PAAP), conquistou uma certificação financeira e foi contratada como advisor de investimentos no BTG Pactual.

Judson César, também aluno da escola, conseguiu o primeiro emprego no mercado financeiro, mas a porta de entrada não foi o departamento de vendas, como acontece com a maioria. Judson passou no exame da certificação CEA (Certificação Anbima de Especialistas em Investimento) e seu conhecimento avançado sobre cenário econômico, bem como a rotina intensa de estudos, rendeu uma oportunidade no BTG Pactual, onde hoje é colega de Thamires Rica como advisor de investimentos.

O projeto rendeu também bons frutos para a aluna Renata Nascimento. Ex-funcionária de bancos públicos, Renata interpretou os movimentos do mercado e entendeu que era chegada a hora de investir em capacitação para alavancar a carreira na área de investimentos. A planejadora financeira CFP, certificada pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, foi incorporada ao time de associados da XP Investimentos.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas