segunda-feira, setembro 9, 2024
segunda-feira, setembro 9, 2024

Bridgestone reduz em 56% o consumo de água na unidade de Camaçari

A Bridgestone, que está completando 90 anos de fundação, reforça seu compromisso com a redução do consumo de água como parte de sua estratégia global de sustentabilidade. No Polo Industrial de Camaçari, onde inaugurou sua segunda fábrica de pneus brasileira em 2007, a companhia reduziu em 56% o consumo de água entre 2014 e 2020. Esse resultado contribuiu para a nova meta recentemente anunciada, “Marco 2030”, que visa reduzir o total de emissões de CO2.

Entre as iniciativas implementadas na fábrica de Camaçari para reduzir o consumo de água, destaca-se a automatização de sistemas de vazão de água e o controle rigoroso da manutenção de equipamentos, prevenindo vazamentos. Além disso, a planta segue implementando novos projetos, incluindo uma estação interna de captação e tratamento de água pluvial, que entrará em uso ainda em 2021 e trará novos ganhos para a unidade e o meio ambiente.

Vale destacar que a companhia também alcançou resultados positivos nas outras três fábricas do Brasil: em Santo André (SP), onde está instalada a primeira fábrica de pneus, o consumo de água industrial proveniente da água subterrânea foi reduzido em mais de 80%, desde 2014. Nas duas fábricas de produção das bandas de rodagem, em Campinas(SP) e Mafra(SC), alcançou mais de 25% de redução no consumo de água.

Na média, a Bridgestone celebrou 40% de redução no consumo de água, entre 2005 e 2020, resultado acima do objetivo estipulado originalmente, de 35%. Justamente por ter alcançado suas metas para meados de 2020, antes do previsto e orientada pela sua visão ambiental de longo prazo para 2050, a companhia lançou nova meta com o “Marco 2030”.

“Estamos comprometidos em continuar inovando para promover a mobilidade e preservar o meio ambiente”, afirma Janaína Braga, gerente sênior de Meio Ambiente e Segurança da Bridgestone Latin America South. “Só assim poderemos seguir cumprindo a nossa missão de servir à sociedade com qualidade superior, não apenas nesta geração, mas nas gerações futuras”, complementa.

Segundo Janaína Braga, para 2030, a Bridgestone vai direcionar esforços globalmente para o fortalecimento da gestão de recursos, prevenindo a poluição do meio ambiente, implementando novas iniciativas de redução do consumo de água em áreas de seca e promovendo ações de conservação de água junto à comunidade.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas