sexta-feira, julho 26, 2024
sexta-feira, julho 26, 2024

Suzano interrompe atividades no Terminal Marítimo de Caravelas

A Suzano anunciou que o processo de transporte de madeira via barcaças entre o Terminal Marítimo de Caravelas (BA) e Portocel (ES) terá suas atividades paralisadas a partir de fevereiro. Em nota, a companhia informou que a madeira para abastecimento da Unidade Aracruz será transportada via modais ferroviário e rodoviário, “respeitando toda a legislação vigente, considerando também um plano de ação a fim de mitigar possíveis alterações no fluxo das rodovias, como a utilização de rotas alternativas e ações de reforço à segurança no trânsito.”

A nota afirma ainda que a empresa diz que “a possibilidade de retomada das atividades está sendo estudada pela companhia, que pesquisa formas de operação ainda mais eficientes e sustentáveis” .

Segundo Silvio Ramalho, prefeito de Caravelas, “a Suzano S/A está interrompendo suas atividades em razão de divergência contratual com a Norsul, empresa que realiza o transporte de madeiras, através do Porto de Barcaças de Caravelas”, disse.

Iniciativas

Representantes das áreas de Relações Corporativas e de Desenvolvimento Social da Suzano reuniram-se na sexta-feira (22) com o prefeito de Caravelas (BA), Silvio Ramalho. O objetivo do encontro foi discutir alternativas para o município, em virtude da paralisação das atividades do Terminal de Barcaças, prevista para ocorrer em fevereiro.

A empresa apresentou diversas iniciativas, algumas das quais já em andamento, a fim de atenuar os efeitos da medida adotada em relação ao transporte de madeira em barcaças. A Suzano está empenhando esforços no remanejamento de equipes e oportunidades de primarização para outras frentes de trabalho da companhia aos colaboradores que atuam nessa operação. As entrevistas já foram iniciadas, com o objetivo de identificar posições em que possam atuar na Suzano em Mucuri, em outras regiões do Extremo Sul da Bahia ou em Aracruz (ES).

A Suzano também está compartilhando os currículos dos colaboradores com outras empresas do segmento portuário, para que avaliem oportunidades para esses profissionais, que são especializados na atividade. Em outra frente, a empresa vai estender à população de Caravelas a participação em programas de aprendizagem que buscam desenvolver a capacitação profissional entre os jovens. Ademais, a empresa realizará, nos próximos dias, treinamentos aos colaboradores do terminal sobre empreendedorismo e mercado de trabalho.

Na reunião entre o prefeito e os representantes da Suzano, a empresa também informou que iniciou diálogos com consultorias voltadas a orientar sobre o fortalecimento da atividade turística na região de Caravelas. O objetivo é estruturar um planejamento que possa resultar na geração de trabalho e renda envolvendo o turismo.

Educação

Outra proposta da Suzano para o município foi avaliar a inclusão de Caravelas em iniciativas que oferecem suporte para a melhoria da educação em escolas municipais, buscando ampliar o índice de desempenho da cidade nesse quesito.

Além disso, estão sendo estudadas medidas de fortalecimento da agricultura local, que já possui diversas iniciativas apoiadas pela Companhia.

O gerente de Relações Corporativas da Suzano, André Brito, reiterou na conversa com o prefeito que a empresa manterá iniciativas de educação ambiental e desenvolvimento social já realizadas em Caravelas e região. “Estamos abertos a contribuir com a busca de alternativas que possam estimular a geração de trabalho e renda na cidade”, disse Brito.

A Suzano gera cerca de 6 mil empregos diretos no Extremo Sul da Bahia, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região. Ademais, realiza diversos projetos e iniciativas voltadas ao desenvolvimento social e educação ambiental, englobando o PDRT – Programa de Desenvolvimento Rural Territorial, Colmeias (apicultura), Golfinho – atendimento a jovens em situação de vulnerabilidade social, entre outros. O objetivo é gerar e compartilhar valor com a região.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas