Por Geraldo Bastos
A A Compass Gás & Energia, empresa do Grupo Cosan, iniciou esta semana a construção do Terminal de Regaseificação de São Paulo (TRSP). Localizado no Porto de Santos, o TRSP possui uma capacidade de regaseificação nominal licenciada de 14 milhões de m³/dia e capacidade de armazenamento de 173 mil m³ de gás natural liquefeito (GNL).
O terminal irá operar em um modelo de afretamento da Floating Storage and Regasification Unit (FSRU), embarcação especializada na regaseificação do GNL. Os investimentos estão estimados em aproximadamente R$ 700 milhões e o prazo estimado para construção é de 20 meses.
“A Compass atua para criar alternativas de gás e energia mais competitivas para seus clientes, com segurança e eficiência. A companhia acredita que a implementação do TRSP será uma importante alavanca para o desenvolvimento do mercado livre de gás natural, promovendo maior concorrência por meio de uma nova oferta de gás natural em território nacional”, diz a empresa, em nota.
A Compass Gás & Energia atua e investe em quatro segmentos de negócios: (i) distribuição de gás natural, por meio da Comgás, a maior companhia de gás encanado do país em termos de volume; (ii) infraestrutura e originação de gás, acessando a oferta competitiva de gás do pré-sal e importando GNL (gás natural liquefeito); (iii) comercialização de gás, otimizando o nosso portfólio de oferta e demanda criando diversificação, flexibilidade e competitividade; e (iv) geração térmica a gás e trading de energia elétrica, transformando gás em eletricidade.