A balança comercial brasileira registrou em janeiro o segundo maior superávit para o mês desde o início da série histórica, em 1989, informou nesta quinta-feira (5) o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O resultado foi impulsionado principalmente pela queda das importações no período.
O desempenho de janeiro de 2026 só fica atrás do registrado em 2024, quando o saldo positivo atingiu US$ 6,196 bilhões, o melhor da história para o mês.
As exportações alcançaram o terceiro melhor janeiro já registrado, superadas apenas por 2024 e 2025, sinalizando a manutenção de um ritmo forte nas vendas externas brasileiras.
Já as importações tiveram o segundo melhor janeiro da série histórica, ficando atrás apenas de janeiro do ano passado — o que indica que, apesar do recuo em relação a 2025, o nível de compras externas segue elevado.
O resultado reforça a importância do comércio exterior para o equilíbrio das contas externas do país, especialmente em um cenário de incertezas globais e volatilidade cambial.
Leia mais:
Real se valoriza com enfraquecimento global do dólar e melhora do cenário externo.





