O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (14) a suspensão temporária do processamento de vistos de imigração para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil. Segundo o Departamento de Estado dos Estados Unidos, a medida não afeta vistos de não imigrante, como turismo e negócios.
De acordo com autoridades americanas, a decisão está relacionada à revisão de procedimentos vinculados ao conceito de “public charge” — critério utilizado quando o governo entende que um solicitante pode vir a depender de benefícios públicos. A pausa tem como objetivo reavaliar regras para impedir a concessão de residência permanente a imigrantes considerados propensos a recorrer à assistência social.
A suspensão passa a valer a partir de 21 de janeiro de 2026 e, até o momento, não há prazo definido para o encerramento da medida, conforme informações divulgadas por veículos de imprensa norte-americanos e confirmadas por fontes oficiais a agências de notícias.
O que muda na prática
Não muda
- Processamento e entrevistas para vistos de turista (B2)
- Vistos de negócios (B1)
- Outros vistos temporários, como estudo, intercâmbio e trabalho temporário
Muda
- Processos de visto de imigração, voltados à residência permanente (green card)
- Categorias familiares e profissionais que resultam em imigração definitiva podem ser pausadas para cidadãos dos países incluídos na medida
Países afetados
O governo americano ainda não divulgou oficialmente a lista completa dos 75 países. No entanto, autoridades e reportagens indicam que o grupo inclui, além do Brasil, países como Rússia, Irã e Afeganistão, entre outros.
Próximos passos
O Departamento de Estado informou que a suspensão permanecerá em vigor enquanto os procedimentos de imigração são reavaliados. Para quem já possui processo de imigração em andamento, a recomendação é acompanhar comunicados oficiais e orientações do consulado ou embaixada responsável pelo caso.
Leia mais:
Saks entra em Chapter 11 e expõe crise estrutural do varejo de luxo tradicional nos EUA.





