A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a operação da Avion Express Brasil, subsidiária da Avion Express e integrante do Avia Solutions Group. A informação foi confirmada pela empresa na manhã desta sexta-feira (28), após a publicação de portaria pela Anac na quinta-feira (27).
Com a decisão, a companhia obteve o Certificado de Operador Aéreo (COA) e passa a ser a mais nova empresa de transporte aéreo de passageiros em operação no Brasil. O marco também inaugura um modelo inédito no mercado nacional: a Avion Express Brasil é a primeira aérea brasileira dedicada ao modelo ACMI.
No modelo ACMI — sigla para Aeronaves, Tripulação, Manutenção e Seguros — a empresa fornece a aeronave completa para um operador aéreo contratante. Cabe a esse operador a comercialização das passagens e os custos operacionais adicionais, como combustível, taxas aeroportuárias e tarifas de navegação aérea.
A entrada da Avion Express Brasil amplia as alternativas de flexibilização de frota para companhias aéreas nacionais, sobretudo em períodos de alta demanda, manutenção programada ou ajustes de capacidade. O modelo é amplamente utilizado em mercados maduros da aviação e tende a ganhar espaço no Brasil como ferramenta de eficiência operacional.
Leia mais:
Autorização do FED eleva Banco Inter a novo patamar no sistema bancário internacional.





