Os países que integram o Mercosul divulgaram, neste sábado (17), um comunicado conjunto no qual afirmam que o acordo firmado com a União Europeia eliminará tarifas para 92% das exportações do bloco, o equivalente a aproximadamente US$ 61 bilhões.
Segundo o texto, o acordo garante ao Mercosul acesso preferencial ao mercado europeu, formado por cerca de 450 milhões de consumidores e responsável por aproximadamente 15% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. A abertura amplia o potencial de inserção internacional das economias sul-americanas, especialmente em setores ligados ao agronegócio, à indústria de base e a produtos com maior valor agregado.
Além da eliminação tarifária para 92% das exportações, o documento prevê acesso preferencial adicional para outros 7,5%, o que representa cerca de US$ 4,7 bilhões em vendas externas. Com isso, praticamente a totalidade das exportações do Mercosul passa a contar com algum tipo de benefício no comércio com o bloco europeu.
O acordo Mercosul–União Europeia é considerado um dos maiores pactos comerciais já negociados pelo Brasil e pelos demais países do bloco sul-americano, tanto pelo volume financeiro envolvido quanto pela relevância estratégica do mercado europeu no comércio global.
Leia mais:
Santander abre concurso com 537 vagas nas áreas de seguros e consórcios em todo o Brasil.





