O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou um projeto de lei que concede ao município de Ilhéus o título de Capital Nacional da Rota do Cacau e do Chocolate. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (19).
A proposta é de autoria da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), que destaca o papel histórico, econômico e cultural de Ilhéus na cadeia produtiva do cacau no Brasil. A região sul da Bahia é considerada berço da cacauicultura nacional e referência na produção de chocolates de origem.
De acordo com dados do Governo do Estado da Bahia, em 2024 o sul baiano concentrava mais de 100 marcas de chocolate de origem, grande parte sediada em Ilhéus. Cerca de 70% dessa produção tem origem na agricultura familiar, o que reforça a importância social e econômica do setor para pequenos produtores e comunidades rurais.
Além de fortalecer a identidade histórica da cidade, o reconhecimento nacional tende a impulsionar o turismo, a economia criativa e o desenvolvimento sustentável da região, integrando produção agrícola, gastronomia, cultura e experiências turísticas ligadas ao cacau e ao chocolate.
Leia mais:
Startup goiana é selecionada pela NVIDIA e ganha destaque global com IA para marketing.





