sexta-feira, dezembro 19, 2025
sexta-feira, dezembro 19, 2025

ANS inclui primeira cirurgia robótica na cobertura obrigatória dos planos de saúde

O Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a inclusão da prostatectomia radical assistida por robô no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. A decisão, tomada nesta sexta-feira (5/12), torna o procedimento a primeira cirurgia robótica com cobertura obrigatória pelos planos de saúde no Brasil.

A incorporação segue recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), publicada em outubro de 2025. A nova cobertura passará a valer em até 180 dias, prazo estabelecido para que operadoras e prestadores se adequem às exigências técnicas e assistenciais.

A prostatectomia robótica é considerada o método cirúrgico mais avançado para o tratamento do câncer de próstata, permitindo maior precisão na remoção do tumor. Entre os principais benefícios estão a redução de sangramentos, menor tempo de internação hospitalar e melhores resultados funcionais no pós-operatório, quando comparada às técnicas convencionais.

Para especialistas, a decisão representa um marco na modernização da saúde suplementar no país, ampliando o acesso dos pacientes a tecnologias de ponta e abrindo caminho para a futura incorporação de outros procedimentos cirúrgicos assistidos por robótica.

Leia mais:

Visa cria área de consultoria para apoiar bancos no uso de stablecoins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas