A Uber anunciou que começará, em 2027, a expansão de uma frota de 100 mil veículos autônomos com tecnologia da Nvidia, em um dos movimentos mais ambiciosos da empresa rumo à popularização dos robotáxis. A parceria promete reduzir custos operacionais e acelerar a adoção da direção autônoma em larga escala nas principais cidades do mundo.
O acordo reforça a colaboração entre as companhias, iniciada em janeiro, que prevê o compartilhamento de dados de direção da Uber para aprimorar os chips e modelos de inteligência artificial da Nvidia. No mesmo dia, a fabricante de semicondutores lançou a plataforma Drive AGX Hyperion 10, que integra sensores e softwares de direção autônoma de diferentes desenvolvedores.
Entre os parceiros da iniciativa, a Stellantis NV será uma das primeiras a entregar 5 mil robotáxis equipados com a tecnologia da Nvidia para operações da Uber nos Estados Unidos e em outros países. A montadora ficará responsável pela operação completa da frota — do carregamento e manutenção ao suporte ao cliente.
A Uber também planeja criar uma “fábrica de dados de robotáxis”, reunindo milhões de horas de condução autônoma para treinar seus modelos de IA. Segundo a empresa, “esses recursos formam um poderoso mecanismo de dados que visa encurtar o caminho do piloto para a implantação autônoma lucrativa”.
Com informações do portal Olhar Digital


                                    


