quinta-feira, novembro 6, 2025
quinta-feira, novembro 6, 2025

Empresa brasileira vence o “Oscar da Sustentabilidade” pela primeira vez no Earthshot Prize

Pela primeira vez, uma empresa brasileira foi vencedora do Earthshot Prize, prêmio internacional criado pelo Príncipe William para reconhecer iniciativas capazes de promover soluções ambientais inovadoras em escala global. A re.green conquistou o título na categoria “Proteger e Restaurar a Natureza”, durante cerimônia realizada nesta quarta-feira (5/11), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro — a primeira edição do prêmio na América Latina.

Fundada por pesquisadores e especialistas em restauração ecológica, a re.green utiliza inteligência artificial, imagens de satélite e análises de dados para conduzir projetos de reflorestamento em larga escala na Mata Atlântica e, mais recentemente, na Amazônia, que será sede da COP30 no próximo ano. A empresa recebeu £1 milhão (cerca de R$ 7 milhões) para ampliar suas ações.

A re.green competia com o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, idealizado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que também chegou à fase final.

Ao todo, 15 projetos finalistas concorreram em cinco categorias, com vencedores de diferentes regiões do mundo. Entre eles, outro latino-americano se destacou: o projeto “Cidade de Bogotá”, vencedor da categoria “Purificar o Ar”, que implementou políticas públicas para reduzir a poluição e transformar a mobilidade urbana da capital colombiana, beneficiando mais de 8 milhões de habitantes.

Na categoria “Revitalizar os Oceanos”, o prêmio foi para o Tratado de Alto Mar, dos Países Baixos, que fortalece a proteção da biodiversidade em águas internacionais. Já na categoria “Construir um Mundo Sem Resíduos”, o destaque foi o Lagos Fashion Week, da Nigéria, que propõe uma economia da moda baseada em sustentabilidade e preservação cultural.

Criado em 2020, o Earthshot Prize tem como objetivo incentivar projetos que contribuam para a preservação ambiental até 2030.

Leia mais:

Brasil e China avançam em parceria para criação de laboratório de IA voltado ao semiárido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas