O Brasil é uma das prioridades nos investimentos globais da Amazon em 2025. Nesse ano, a empresa intensificou o plano de expansão logística, adicionando mais de 100 novos centros logísticos na operação nacional, uma média de dois centros logísticos por semana, expandindo a capacidade de armazenamento e envio de produtos, acelerando os prazos de entrega em todos os estados e colaborando com o desenvolvimento do comércio eletrônico no país.
Com investimento de mais de R$ 13,6 bilhões no país em 2024, a Amazon pretende expandir as operações e desenvolver o varejo no Brasil como um todo. A empresa reduziu as taxas dos programas de logística e anunciou recentemente que o “Fulfillment by Amazon (FBA)” seria gratuito até dezembro, reduzindo também os custos em outros programas, como o “Delivery By Amazon (DBA)” e o “FBA Onsite”.
Segundo a empresa, a implantação estratégica de IA e automação da Amazon, desenvolvida por times locais, acelerou a transformação das operações brasileiras e possibilitou uma rápida expansão no país. Essa abordagem resultou no crescimento de um para mais de 250 centros logísticos em seis anos, reduziu o tempo de implementação de cada centro em 77% e facilitou a expansão da seleção de produtos de 1 milhão para 180 milhões de itens.
Esse crescimento expressivo foi intensificado principalmente neste ano, quando a empresa adicionou 30 milhões de itens, aumentando a seleção em mais de 20% desde janeiro. De acordo com a companhia, a expansão inclui a adição de produtos internacionais , fortalecendo a posição da Amazon no cenário de e-commerce brasileiro.
Brasil é prioridade para a amazon globalmente
De acordo com a presidente da Amazon Brasil, Juliana Sztrajman, o Brasil é uma prioridade estratégica para a Amazon globalmente. “Os investimentos da Amazon no Brasil são extremamente estratégicos, reforçando nossa visão de longo prazo para o país. Com nossa rede logística e tecnologia distribuídas por todas as regiões, estamos acelerando os prazos de entrega, melhorando a experiência dos nossos clientes”, disse.
Segundo a empresa, a rede logística tecnológica apoia mais de 100 mil vendedores parceiros no Brasil, capacitando empreendedores de diversos portes a alcançarem com sucesso clientes fora de áreas de origem através do serviço de marketplace da Amazon, aproveitando os programas e tecnologias globais da empresa para expandir seus negócios.
A Amazon rapidamente se tornou um catalisador para a expansão de negócios locais, com 78% das vendas do marketplace ocorrendo fora dos estados onde os vendedores estão baseados, demonstrando o poder da digitalização na quebra de barreiras geográficas, gerando renda extra.
“Além de acelerar entregas para consumidores em 100% dos municípios brasileiros, estamos comprometidos com um crescimento inclusivo que cria oportunidades para milhares de empreendedores e fortalece negócios locais em todo o cenário de e-commerce do Brasil. Hoje, graças a todos os nossos parceiros logísticos e vendedores, combinados com os 36 mil funcionários diretos e indiretos da Amazon, podemos oferecer entregas rápidas para mais de 180 milhões de produtos e uma ampla gama de outros benefícios aos nossos clientes de todo o país”, acrescentou Juliana.
Fonte: Mundo Logística





