A Eletrobras anunciou a venda de sua participação integral na Eletronuclear para a J&F, controladora da Âmbar Energia, em uma operação avaliada em R$ 535 milhões. O contrato foi assinado nesta quarta-feira (15) e estava previsto no Termo de Conciliação firmado com a União, submetido à homologação na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7.385.
Com o acordo, a J&F assumirá as garantias de empréstimos prestadas pela Eletrobras e a responsabilidade pela integralização de debêntures no valor de R$ 2,4 bilhões, conforme estabelecido no mesmo termo. Segundo a Eletrobras, a operação permite a liberação total de responsabilidades remanescentes, melhora o perfil de risco e libera capital alocável da companhia. A transação foi assessorada pelo BTG Pactual e ainda depende de aprovação dos órgãos reguladores.
A Eletronuclear é responsável pelas usinas Angra 1 e Angra 2, além do projeto Angra 3, que, juntas, podem gerar até 3.400 megawatts (MW) — energia suficiente para abastecer mais de 10 milhões de pessoas.
Com informações do portal CNN Brasil