sexta-feira, outubro 3, 2025
sexta-feira, outubro 3, 2025

Ceará sedia o maior encontro do Brasil sobre gerenciamento costeiro

O Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, recebe o XV Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro (XV Encogerco), evento para a discussão e aprimoramento das políticas de gestão costeira no Brasil. O Encogerco é uma realização conjunta do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), em parceria com a Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro. O evento ocorre entre os dia 29 de setembro e 2 de outubro.

Essa é a segunda vez que o estado recebe um evento sobre o tema – o primeiro foi em 1984. Este ano, o objetivo é debater e firmar as premissas para um novo Plano de Gerenciamento Costeiro (PNGC) do país. O encontro conta com a participação de, aproximadamente, 800 pessoas, entre gestores estaduais e municipais dos 17 estados costeiros, acadêmicos, pesquisadores e representantes dos setores econômicos, organizações não governamentais, comunidades costeiras e povos tradicionais e coordenação executiva do MMA.

Coordenador do Encogerco, João Luiz Nicolodi fez uma reflexão sobre o significado do evento. “Este é um encontro de pessoas e pressupõe troca de informação, de saberes, de divergências, convergências e de manifestações, como as que tivemos agora a pouco”, disse referindo-se ao ato simbólico dos representantes da Frente de Luta da Pesca Artesanal (FCT).

De acordo com Vilma Freire, titular da Sema, o Encogerco é uma grande oportunidade para compartilhamento de conhecimentos e ações exitosas na gestão integrada costeira e marinha. “Não por acaso, este encontro está acontecendo no nosso Ceará, que tem demonstrado pioneirismo em políticas públicas voltadas à sustentabilidade marinha, sendo o primeiro estado do Brasil a ter uma lei para o Oceano”, afirmou, citando a Lei 18.298 de 2022, que estabelece a Política Estadual de Conservação e Uso Sustentável dos Recursos do Mar.

Fonte: Sema

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas