A Nestlé Brasil vai investir aproximadamente R$ 450 milhões entre 2025 e 2028 para ampliar em 40% a capacidade produtiva da fábrica de Nescafé Dolce Gusto, em Montes Claros (MG), uma das cinco unidades da marca no mundo e a única das Américas. O aporte integra o pacote de R$ 7 bilhões anunciado pela companhia este ano, e tem como objetivo sustentar o avanço acelerado do negócio de cápsulas de cafés da Nestlé, que cresceu a duplo dígito nos últimos dois anos no país.
O projeto de expansão, que acrescentará 7.000 m² à unidade, será realizado em etapas e contempla a modernização de equipamentos, a automação de processos, a instalação de duas novas linhas para cápsulas de café e multibebidas à base de café (como cappuccino e latte) e a construção de um espaço dedicado ao envasamento de sachês de café solúvel –produto não fabricado na unidade–, além de áreas destinadas à paletização e ao armazenamento de insumos.
A primeira fase da ampliação da unidade, com início de operação prevista para o segundo semestre de 2026, contará com a criação de cerca de 1.000 empregos diretos e indiretos. A expansão da fábrica irá seguir até o primeiro trimestre de 2028 com a operação da linha de cápsulas de Nescafé Dolce Gusto e a geração de novos postos de trabalho.
A ampliação também tem como objetivo reforçar a grande capacidade de inovação de portfólio com novos sabores lançados todos os anos, um dos diferenciais da unidade e que a coloca entre uma das fábricas de Dolce Gusto que mais propõe novas soluções em cápsulas de cafés e de multibebidas no mundo.
“Nossa fábrica em Montes Claros tem um papel estratégico para a Nestlé, não apenas pelo volume produzido, mas pelo conhecimento técnico e inovação que entrega para o portfólio global de cafés da companhia. Este investimento reafirma nossa jornada de premiunização da marca Nescafé Dolce Gusto e nosso compromisso com a região e com o desenvolvimento de soluções cada vez mais inovadoras e sustentáveis, com foco em eficiência”, afirma Mariana Gradnauer, diretora da fábrica da Nestlé em Montes Claros.
Inaugurada em 2015, a fábrica de Nescafé Dolce Gusto em Montes Claros já passou por duas ampliações: a primeira, em 2018, com a instalação de novas linhas de produção de cápsulas da primeira geração, e a segunda, em 2022, dedicada à fabricação das cápsulas compostáveis de Dolce Gusto NEO.