A UnionPay, considerada a maior operadora de cartões do mundo em volume de transações, deve iniciar suas operações no Brasil em agosto, por meio de uma parceria com a fintech nacional Left (Liberdade Econômica em Fintech), que será responsável pela emissão dos cartões e pela integração com bancos, maquininhas e sistemas de pagamento.
Presente em mais de 180 países e com mais de 7 bilhões de cartões emitidos globalmente, a UnionPay é líder no mercado chinês e vem ampliando sua presença internacional. Sua chegada ao Brasil representa um avanço na diversificação do setor de pagamentos, historicamente dominado por bandeiras como Visa, Mastercard e American Express.
Um dos diferenciais da operadora é sua conexão com o sistema chinês CIPS (Cross-Border Interbank Payment System), que pode possibilitar transações internacionais sem a necessidade de conversão via dólar, servindo como alternativa ao sistema SWIFT.
A UnionPay também ganhou destaque em 2022, quando passou a ser adotada por bancos russos após a suspensão das operações da Visa e Mastercard na Rússia, o que a posicionou como alternativa em mercados sujeitos a sanções econômicas.
No Brasil, a operação será liderada pela Left, e a previsão é que a função crédito esteja disponível até o final do ano.