sábado, setembro 13, 2025
sábado, setembro 13, 2025

Amazon alcança 200 polos logísticos no Brasil e amplia programas de entregas rápidas

Amazon alcançou a marca de 200 polos logísticos em operação no Brasil. As unidades utilizam tecnologia própria e estão distribuídas nos 26 estados e no Distrito Federal. Nos últimos 18 meses, foram iniciadas 140 novas operações, com foco no fortalecimento da estrutura de entregas rápidas em todo o território nacional.

Desde o início da atuação no varejo no Brasil, em 2019, a empresa construiu uma rede integrada que conecta tecnologia, parceiros locais, fornecedores e vendedores com conhecimento das características regionais.

A companhia já oferece entregas no mesmo dia em mais de 200 cidades e entregas no dia seguinte em mais de 3,6 mil cidades. De acordo com a empresa, a meta é ampliar a cobertura e reduzir os prazos de entrega nos próximos anos.

Atualmente, a Amazon gera mais de 18 mil postos de trabalho diretos e indiretos no Brasil. Por meio do marketplace, mais de 100 mil pequenas e médias empresas utilizam os serviços da plataforma para vender dentro e fora do país. A atuação desses vendedores contribui para a criação de mais de 170 mil empregos.

PROGRAMAS LOCAIS DE ENTREGA

De acordo com a companhia, a expansão da logística da Amazon envolve iniciativas com foco em parcerias locais. Entre elas estão os programas Amazon Hub e Amazon Delivery Service Partner (DSP).

Lançado em 2024, o Amazon Hub permite que pequenos negócios atuem como pontos de entrega de produtos vendidos pela plataforma. A empresa afirma que os estabelecimentos não precisam realizar novos investimentos para participar.

O programa começou com 250 pontos ativos em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em 2025, está sendo ampliado para mais de 700 parceiros, com previsão de abertura de 1.900 novos pontos em regiões metropolitanas do Distrito Federal e nos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Espírito Santo.

Segundo a empresa, em algumas regiões o prazo de entrega foi reduzido de cinco para dois dias, e em determinadas localidades as entregas passaram a ocorrer em até um dia.

AMAZON DSP E FAVELA LOG

Criado em 2020, o programa DSP permite que empreendedores operem as próprias empresas de entrega com tecnologia da Amazon. Desde o lançamento, mais de 50 empresas parceiras foram criadas, gerando cerca de 3 mil empregos em 11 estados.

Fonte: Mundo Logistica

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas