domingo, fevereiro 15, 2026
domingo, fevereiro 15, 2026

ONU lança apelo global pelo uso da IA no progresso social

Dezoito entidades das Nações Unidas lançaram um apelo conjunto para que governos, setor privado, sociedade civil e academia se mobilizem imediatamente a fim de assegurar o uso da inteligência artificial em prol do desenvolvimento social, diante de um cenário de transformação digital acelerada.

O anúncio foi feito em Turim, na Itália, durante a segunda edição do Dia da ONU sobre Mundos Virtuais. No encontro, as entidades delinearam 12 ações prioritárias para garantir que a inteligência artificial e os mundos virtuais sejam utilizados com base em direitos, inclusão e princípios éticos.

O evento reuniu líderes globais, inovadores e jovens agentes de mudança para discutir o potencial dessas tecnologias emergentes — como gêmeos digitais e ambientes imersivos com IA — que já estão impactando áreas como governança, educação, agricultura, saúde, combate às mudanças climáticas e desenvolvimento urbano.

12 prioridades para um futuro digital inclusivo

Sob o tema “Da Inovação ao Impacto: Cumprindo o Pacto para o Futuro”, o evento aconteceu nos dias 12 e 13 de junho e reforçou a importância da cooperação entre diferentes agências da ONU. A proposta é impulsionar padrões globais e construir ecossistemas digitais acessíveis e inclusivos.

O apelo global destaca 12 prioridades estratégicas, entre elas:

• Expandir significativamente o acesso à conectividade.
• Empoderar as pessoas por meio de infraestrutura pública digital.
• Promover o uso responsável e transparente da inteligência artificial.
• Proteger a sustentabilidade ambiental e o patrimônio cultural.
• Fomentar habilidades digitais e inovação entre as juventudes.
• Promover padrões globais e colaboração multissetorial.

Essas prioridades estão alinhadas com o Pacto para o Futuro, adotado na Cúpula do Futuro de 2024, e contribuem para a implementação do Pacto Digital Global e da Declaração para as Gerações Futuras, além de fornecer subsídios para a 2ª Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social de 2025 (WSSD2), que terá foco na erradicação da pobreza, promoção de empregos dignos e inclusão social.

“À medida que a IA e os mundos virtuais transformam a forma como nos conectamos, aprendemos e inovamos, precisamos garantir que ninguém seja deixado para trás. Esta edição do Dia da ONU sobre Mundos Virtuais mostra o que é possível quando nos unimos para garantir que os espaços digitais funcionem para todas as pessoas no mundo.” – Destaca Doreen Bogdan-Martin, secretária-geral da UIT

A mobilização da ONU reforça o papel das tecnologias emergentes como ferramentas centrais para o desenvolvimento sustentável — desde que sejam guiadas por ética, cooperação global e foco na inclusão.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas