No Dia Internacional das Mulheres, comemorado em 8 de março, a Neurotech, uma empresa B3 especializada na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data, comemora a superação da marca de 33% de mulheres trabalhando com tecnologia em seu time de colaboradores. O percentual significa um patamar 50% superior à média registrada nas empresas brasileiras que segundo uma pesquisa da Catho, teria alcançado 23% nos dois primeiros meses de 2022.
Entre 2018 e 2023, o número de mulheres contratadas cresceu 136%. Com isso, considerando o universo total da equipe, a Neurotech ostenta um total de 33% de mulheres ocupando suas vagas de trabalho. Mas em áreas técnicas como analistas, os percentuais variam entre 31% e 38%. Já nos cargos de liderança, o percentual de mulheres supera os 35%, outro número maior que a média brasileira.
A diretora de gente e cultura da Neurotech, Ketty Sanches, atribui esse resultado a um amplo trabalho de conscientização que permeia todas as esferas da empresa, desde a diretoria até os estagiários, combinado com a decisão estratégica de ser uma empresa cidadã e com a adoção de processos pontuais estruturantes, como o estabelecimento de uma meta de 40% de candidatas mulheres presentes durante o início dos processos seletivos e o fortalecimento da representatividade dentro da empresa.
“Isso possibilitou as mesmas oportunidades para os públicos feminino e masculino, aumentando a probabilidade de mais mulheres serem selecionadas para nosso time”, afirma. Ela explica que todo o trabalho foi feito com base no cenário encontrado após a realização do Censo de Diversidade, um mapeamento cujo objetivo era entender melhor a composição do time e aprimorar as ações voltadas à diversidade, equidade e inclusão.
“Após esse diagnóstico, desenvolvemos iniciativas como o uso de linguagem neutra para comunicar a existência de vagas, a construção do 1º Guia de Diversidade, rodas de conversas com mulheres referências em nosso ecossistema, patrocínio e participação em eventos específicos como o Tech Woman 2023 entre outros”, relata a Especilista em Diversidade da Neurotech, Ana Nery.
Todo este esforço fez com que os índices de participação das mulheres no conjunto de profissionais da Neurotech saltassem de 30% para os atuais 33% em apenas um ano. Nos quadros de liderança o percentual passou de 24% em 2022 para os atuais 35%. Desde 2018, o número de contratadas para a liderança cresceu 155%.
Para o CEO da Neurotech, Domingos Monteiro, a superação dos 30% de participação feminina não é uma conquista apenas para as mulheres, mas sim para toda a companhia. Apesar disso, trata-se de uma jornada de crescimento que ainda está apenas no começo. “A ampliação da participação feminina e de toda a diversidade não só atende a todos os preceitos de justiça social, mas também acrescenta uma riqueza de pontos de vista e criatividade fundamentais para o desenvolvimento saudável da empresa e a busca dos objetivos estratégicos estabelecidos em nosso plano de crescimento”, conclui.
Neurotech
Empresa B3 especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data que transformam um mundo de dados dispersos em informações relevantes para que as empresas obtenham resultados expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios.
Com uma bagagem de mais de 20 anos e expertise em Inteligência Artificial, Analytics e Ciência de Dados, a Neurotech já implantou mais de 1.000 soluções que ajudaram gestores e empresas a transformar dados em melhores decisões nos mercados de crédito, varejo, seguros, financeiro, saúde e telecom.