Cooperativa é uma forma de sociedade de natureza civil que tem como principais características: ser gerida por no mínimo 20 pessoas, gerência democrática e objetivos econômicos e sociais em comum. A Organização das Cooperativas (OCB) registra 4,9 mil empresas do tipo no Brasil, contribuindo de forma incisiva na economia e fornecendo emprego para mais de 455 mil pessoas e tornando o País um dos sistemas empresariais mais fortes do mundo.
Em 2022, a World Cooperative Monitor, projeto criado para mensuração de dados econômicos, organizacionais e sociais sobre cooperativas, lançou uma pesquisa que aponta que no ano de 2020 as organizações movimentaram cerca de US$2,1 bilhões em negócios. Em 2022, o Brasil ganhou posição destaque na inspeção das informações. Quando comparado com os índices de 2020, o país cresceu em 200% no ranking, passando de 9 para 22 cooperativas listadas. Setores como o de agronegócio, saúde, educação e trabalho social foram os mais bem avaliados pela empresa.
Uma das chaves para o crescimento sustentável e principal motivo pelo qual o Brasil se destaca no ranking é a transformação digital. O relatório salienta a facilidade com que os grandes grupos cooperativos se adaptam às mudanças do setor da tecnologia e utilizam as ferramentas digitais como aliadas para seu crescimento. “As cooperativas têm investido em soluções para otimizar seus processos, aumentar a eficiência, gerenciar riscos e melhorar o atendimento aos cooperados, e os resultados demonstram a importância da tecnologia para impulsionar os negócios e fortalecer a presença no mercado”, analisa Bárbara Silveira Lepper, especialista de Negócios na SoftExpert Software.
Atrelada ao desenvolvimento e estabelecimento de cooperativas no Brasil, a SoftExpert atua com o propósito de ajudar as marcas a se tornarem mais competitivas por meio de digitalização e automatização de processos, melhorando a gestão e a eficiência empresarial. A prova disso é que nomes como Unimed, Coamo, Sicredi, Banco BMG, Sicoob e Santander utilizam as soluções da SoftExpert.
Com atuação global, a companhia se adapta às necessidades do mercado e de seus clientes, independentemente do tamanho e setor de atuação. Nessa linha, a SoftExpert oferece uma gama de produtos e serviços que garantem gestão corporativa por meio de integração e otimização de projetos e informações a fim de oferecer maior conformidade e governança para as empresas.
SoftExpert
Atuante no mercado de softwares para gestão empresarial, a SoftExpert surgiu em 1995. Atualmente, a marca conta com mais de 500 funcionários, 2 mil clientes, 600 mil usuários espalhados em todos os continentes em cerca de 50 países, 300 parceiros ao redor do mundo, incluindo alianças estratégicas com empresas como AWS, Baker Tilly e Kodak Alaris, além de unidades de negócios em 9 países. Isso porque a SoftExpert possui soluções para as empresas que vão desde gestão de negócios e qualidade empresarial até gestão ambiental, de projetos e governamental em somente um contrato para seus clientes, atribuindo a eles maior eficiência, agilidade e economia.
Sua presença a nível global evidencia que a SoftExpert adapta sua gama de serviços de acordo com as necessidades das empresas, assim como suas localidades. A plataforma oferece um conjunto de módulos multi-idiomas que se integram para automatizar processos e otimizar diferentes áreas de negócios das organizações. A empresa atingiu nota 4,4 no Glassdoor, buscando agregar boas experiências à jornada de todos conectados com a plataforma.