segunda-feira, setembro 15, 2025
segunda-feira, setembro 15, 2025

Rede de franquias Lavateria faturou R$ 13 milhões em 2021

Após um período sem a secretária do lar, em 2016, e sem nunca ter utilizado os serviços de lavanderia, o paulista Leandro Silva fez de sua necessidade pessoal um negócio e iniciou a Lavateria. A rede de franquias faturou R$ 13 milhões em 2021 e fechou o ano com mais de 160 lojas abertas.

Leandro conta que com a experiência que teve para suprir sua demanda conseguiu identificar pontos de melhorias e gostou do modelo de negócio. Então ele fez uma pesquisa para entender melhor o mercado e seu público.

“Descobrimos que existiam apenas nove mil lavanderias para atender uma média de cinco milhões de pessoas. Ou seja: alta demanda e baixa oferta! Descobrimos também que existiam três paradigmas no setor: pessoas que achavam caro; pessoas que trabalhavam no mesmo horário que as lavanderias; e pessoas que tinham secretária do lar. Para quem achava caro, criamos plano de serviços; para quem não tinha tempo criamos o delivery free; e para quem tinha secretária do lar fazíamos ações para higienizar tapetes, edredons e cortinas”, conta.

O negócio atualmente funciona em duas modalidades: store e fast. A primeira conta com funcionários, enquanto a segunda é de autoatendimento. Leandro afirma que o “boom” da marca aconteceu quando decidiu ir para o segmento de autosserviço.

“Trabalhamos o ano de 2016 modelando o negócio, mas sempre foi ideia franquear. Em 2017 vendemos 12 unidades; em 2018 vendemos 27; em 2019 vendemos 42, até que em 2020, com muito medo, no meio da pandemia, criamos e lançamos a Lavateria Fast e vendemos mais de 100 unidades entre os anos de 2020 e 2021”, conta.

O CCO da VMtecnologia, empresa que oferece a solução de autoatendimento homologada pela Lavateria, Celso Rumão, explica que esse crescente aumento de vendas se deve à uma forte adesão dos brasileiros, pois adotamos novas tecnologias com muita facilidade e ainda buscamos cada vez mais independência e autossuficiência nas tarefas cotidianas. No que, o constante crescimento das lavanderias em espaços compartilhados em condomínios e lavandeiras de rua com autoatendimento, são reflexos dessas características.

“O cliente seleciona o serviço que pretende utilizar entre lavar ou secar; seleciona a máquina disponível; insere os dados de telefone e CPF; e realiza o pagamento. Feito isso, ele deve dirigir-se a máquina selecionada e abastecer com suas roupas e aguardar a finalização do ciclo de serviço. É muito prático e o que o consumidor quer hoje é isso: facilidade”, afirma.

Atualmente, a Lavateria está presente em quase todos os estados brasileiros, com exceção apenas do Tocantins e Amapá. A marca faz em torno de 40 mil ciclos de higienização por mês, ou seja, aproximadamente 400 toneladas de roupas. O objetivo para 2022 é crescer 35%, segundo Leandro.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas