A WeFin, braço de tecnologia da SRM Asset – empresa considerada referência em operações de crédito voltadas para empresas de grande e médio portes, investiu R$ 20 milhões no lançamento da plataforma WeFin, voltada para decisão de concessão e gestão de crédito. O objetivo da plataforma é suprir uma lacuna do mercado, que necessitava de uma solução capaz de oferecer um cruzamento de informações mais ágil, eficiente e robusto, aumentando a eficiência financeira na gestão de carteiras e formalização de operações.
Voltada para atender principalmente factorings, securitizadoras, FIDCs e ESCs (Empresas Simples de Crédito), a WeFin utiliza Inteligência Artificial e integração com diversas fontes de dados em uma só interface, além do uso de banco de dados próprio, com mais de 20 anos de informações sobre o mercado de concessão de crédito. “Mecanismos e ferramentas de busca são integrados ao sistema para trazer ao usuário informações seguras e eficientes de uma forma ágil e automática, facilitando o dia a dia da operação”, revela o CEO da WeFin, Celso Oliveira.
Segundo ele, há integração nativa com outras plataformas de emissores de CCB, bureau de análises de crédito e motores de crédito. “Com isso, não é preciso consultar inúmeras fontes nem correr o risco de deixar passar algum dado relevante, pois a inteligência do sistema entregará as informações”. Oliveira acrescenta que toda a esteira de análise de crédito é otimizada, aumentando a agilidade e a eficiência operacional. Além disto, o pagamento das operações é feito de forma automática, evitando erros.
A plataforma também oferece score de crédito com inteligência própria e também contas digitais para os clientes. Entre outras inovações, a WeFin inclui novos modelos de operações que vão além do produto convencional de antecipação de recebíveis, como por exemplo desconto de duplicata com trava de domicílio, cobrança direta, antecipação de PAC, fomento para matéria-prima, empréstimos, CCB e home banking 100% digital.
Além disso, o modelo de negócios funciona sob regime de parceria, com pagamento percentual sobre o lucro das operações. “Não há investimento inicial ou fixo recorrente. Os parceiros da WeFin também estão isentos de pagamento de taxas de adesão, royalties mensais e verbas adicionais, eliminando diversos custos da operação”, esclarece o executivo.
Ele finaliza dizendo que a WeFin oferece aos seus parceiros possibilidade de linhas de crédito para alavancagem, diversificação de produtos financeiros para oferta aos clientes dos parceiros, treinamento, suporte técnico e operacional, infraestrutura em nuvem sem custos, apoiados em uma estrutura profissional para atendê-los de forma rápida com as melhores soluções e práticas do mercado.
SRM Asset
Criada em 2005 no mercado de FIDCs, Fundos de Investimentos de Direitos Creditórios graças ao seu qualificado corpo técnico e por sua grande capacidade de inovação. Foi a primeira asset do Brasil a lançar um FIDC multi cedente e multi sacado, o Exodus. Hoje a empresa é referência na administração de fundos voltados para empresas de grande e médio portes. Com mais de 2.500 clientes, a SRM Asset movimenta anualmente aproximadamente R$ 5 bilhões, está presente em 6 estados brasileiros e dispõe de uma rede de atendimento com 20 escritórios.