domingo, agosto 17, 2025
domingo, agosto 17, 2025

Aprova Digital cresce 165% e planeja expansão para as regiões Norte e Nordeste

A crescente demanda da população por serviços públicos de qualidade tem aquecido o mercado das Govtechs, startups voltadas para soluções inovadoras. Esse modelo de empresa surge para auxiliar o poder público na entrega de eficiência, economia e qualidade à população. Segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), atualmente existem 80 GovTechs vendendo produtos e serviços de forma recorrente. Número que tende a crescer nos próximos anos.

Diante deste cenário, o Aprova Digital, sistema especialista em tornar digitais os processos burocráticos das prefeituras do Brasil, já registrou um crescimento de 165% em 2021. A GovTech assumiu recentemente as operações das prefeituras de Presidente Prudente e Franca em São Paulo e as administrações de Navegantes em Santa Catarina e de Marechal Cândido Rondon, no Paraná.

Graças à capacidade de personalização e adaptação da plataforma à realidade de cada município, desde os grandes centros urbanos até cidades menores, a startup já está presente em mais de 50 municípios.

“As Govtech vieram para mudar o poder público e, sem dúvidas, ganharão o mesmo status das fintechs nos próximos anos. A chegada de um sistema como o nosso gera oportunidades muito além do que se possa imaginar, trazendo melhorias para a vida dos cidadãos e dos servidores”, afirma Marco Antonio Zanatta, fundador do Aprova Digital.
Na cidade de São Paulo, maior capital da América Latina, o sistema Aprova Digital facilita e acelera a liberação de alvarás para a construção de habitação social. Já foram mais de 48 mil unidades licenciadas em seis meses. Um recorde desde 2013.

Ainda na Região Sudeste, a cidade de Patos de Minas (MG), além de ser reconhecida por tramitar digitalmente serviços de todas as suas secretarias, teve destaque por sua atuação contra o Covid-19. A gestão do município, com a ajuda do Aprova Digital, zerou a fila de espera presencial para vacinação da população.

Já na Região Sul do país, o município de Florianópolis (SC), com a personalização das soluções do Aprova Digital, possibilitou a emissão instantânea de alvarás para pequenas construções. Na prática, o requerente deixa de esperar 4 meses que antes eram necessários. Agora, a documentação pode ser liberada em cinco minutos (tempo recorde registrado pela gestão).

Além dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, o Aprova Digital trabalha com os municípios do Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul. Para 2022, o objetivo é expandir a digitalização das prefeituras para as Regiões Norte e Nordeste do Brasil.

“Estamos em negociações avançadas no estado da Bahia, Pernambuco, Paraíba e também na região Norte do país, no estado do Pará. Acreditamos que 2022 será um marco, tanto na história do Aprova, quanto em relação à transformação digital dos serviços governamentais no Brasil. E o principal ganho com certeza, será da população, que terá agilidade em diversos serviços, que atualmente são muito morosos e burocráticos”, finaliza Zanatta.

Aprova Digital

Criado em 2017 por Marco Antonio Zanatta, o Aprova Digital é um sistema que tem como objetivo tornar digitais os processos burocráticos das prefeituras do Brasil. Presente em mais de 40 municípios de seis estados diferentes, a plataforma traz eficiência, transparência e rapidez a processos como: licenciamento de obras e reformas, licenciamento ambiental e abertura de empresas. Prefeituras que utilizam o sistema do Aprova Digital economizam até R$ 10 milhões por ano. Recentemente, o Aprova Digital recebeu o certificado Great Place to Work, que é concedido para as melhores empresas para se trabalhar, de acordo com os próprios colaboradores.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas