sexta-feira, setembro 12, 2025
sexta-feira, setembro 12, 2025

Retração na indústria cresce 2,3% em setembro e acumula alta de 12,4% neste ano

A Taxa de Retração Industrial cresceu 2,3% em setembro deste ano em relação a agosto. Em 2021, a taxa acumula alta de 12,4%, o que indica mais empresas encerraram o portfólio de produtos. Ao comparar a estatística de setembro de 2021 com setembro de 2020, a inatividade das empresas cresceu 22,2%. Aferida pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, a Taxa de Retração Industrial tem a finalidade de identificar tendências no encerramento de atividades empresariais no Brasil.

Olhando para o mesmo mês do ano anterior, houve um crescimento da inatividade em 39,3% para MPE, além dos 22,2% para o número Brasil. No acumulado de 12 meses, a Taxa de Retração Industrial está em 10,7% para o total Brasil e em 18,9% no indicador para MPE. Esse indicador é um levantamento estatístico que gera informações para monitoramento e antecipação de tendências econômicas e se tornou importante ferramenta para a tomada de decisões nos âmbitos público e privado.

Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. A entidade conta com cerca de 58 mil associados que representam 31% do PIB nacional e 18% dos empregos formais. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas